quarta-feira, maio 20, 2009

Por que "Próximo Slide" ?

Algumas frases, expressões e palavras são empurradas em nossas mentes sem que percebamos e muitas vezes não é intecional. Estranho? Rs... vai se acostumando com isso por aqui.

Sabe aquele seu antigo ou atual professor, seu chefe, seu vizinho, parente, amigo e afins que em algum momento de uma conversa repete sempre um "bordão"? Muitas vezes a gente não percebe de primeira, mas logo que nos desatentamos um pouco do assunto sentimos que tem algo de errado, algum incômodo sonoro e pronto! Era o maldito "bordão".

"Tá!?", "Mas", "Né?", "Tipo", "Cara", "Pô", "Entendeu?" (e sua variação "Tendeu?")...Enfim, são infinitas variações e junções de gírias ou expressões do dia-a-dia que apimentam a conversa. Eles vem escondidos, despretenciosos, no início ou no final de uma frase. O uso é quase que individual, as pessoas acabam sendo reconhecidas por suas manias vocabulárias. Mas se prestarmos a atenção no tal bordão perderemos boa parte do fio da meada e acabaremos contando quantas vezes a pessoa repetirá aquilo. Certa vez, numa aula na faculdade fizemos um bolão para ver quanto "Tás?!" a professora repetia a cada frase até o final da apresentação de seus conteúdos.

Foi exatamente se baseando em um bordão que surgiu o nome para este blog. "Próximo Slide" é característico de um professor que adorava dar aulas com o seu retro-projetor. Lia apostlias inteiras usando slides. A sala virava uma espaço convidativo ao sono e ao desestresse do cotidiano. Aquela luzinha baixa, o silêncio imposto por ele, baruhlho de papel de bala de alguém querendo se distrair e quando menos esperávamos ouviamos: "Ok? ALGUMA DÚVIDA? (clap) PRÓXIMO SLIDE!".

E foi assim que tudo começou. Ao pensar em um nome para o blog há 2 anos me veio o tal bordão que, ao meu ver, caiu como uma luva para a divagação de qualquer assunto que seja digno de um post por aqui.

COMENTE

0 comentários: