Terra! Fogo! Vento! Água! Coração!
O conteúdo dos programas de televisão sempre foram questionados. Seja a idiotilização no entretenimento ou a erotização dos programas de auditório. Os mais consevadores diriam: "Televisão só tem lixo".
Hoje comemora-se oficialmente os 20 anos do herói que foge às simples histórias de luta contra o bem e o mal. Seu ideal é a preservação do planeta Terra, enfrentando vilões que, para lucrarem, exploram os recursos naturais de maneira irresponsável. Durante o programa, a todo o momento são levantados questionamentos sobre ecologia.
5 jovens de diferentes países foram escolhidos para ajudar a preservar todo o ecossistema terrestre da ganância humana. Cada um ganhou um anel com um poder diferente baseado nos elementos naturais básicos. Qualquer criança alfabetizada entende (ou aprende com o programa) quais são os 4 elementos naturais [Ok. Terra, ar, fogo e água], é o básico da Ciência. Porém o desenho animado vai além. Não basta ter a informação, é preciso trabalhar o sentimento, amar e respeitar o planeta e seus recursos. Foi incluído, então, o poder "coração", dado ao personagem Ma-Ti, teoricamente representando o Brasil por fazer parte de uma tribo de índios caipós. Ao unirem seus poderes, criam o poderoso Capitão Planeta.
Ao público infanto-juvenil há muito o que se oferecer como concientização. Os episódios são ambientados tanto em florestas quanto em centros urbanos, neste caso valorizando também a relação social, aumentando ainda mais a munição de informação útil e construtiva aos jovens.
É difícil hoje encontrarmos algum programa tratando desse tema em horário e canal comercial. A futilidade, a violência e o entretenimento ôco tomam conta da grade televisiva. Se há algum suspiro de culutra hoje em dia, conseguimos achar em canais como o Tv Futura, que além de uma programação diversificada e rica, exibe também o Capitão Planeta.
-----
-> Conheça a Fundação Capitão Planeta
COMENTE