quinta-feira, maio 27, 2010

O ideal é não idealizar

A cada edição do BBB, eu fico mais distante do que acontece na "casa mais famosa do Brasil blablabla". E vamos combinar que no nivel "10" em matéria de BBB, já posso dizer que sou alienado - o que não é grande defeito, né?.

"O Homem Ideal e Outras Conversas". Li isso na capa de um livro com a foto de uma bonita mulher de pefil. Claro, havia outros livros na estante da Saraiva, porém esse me chamou a atenção. Apesar de não estar na imagem ilustrativa do post, preso (ou impresso, não lembro) na capa havia uma enorme etiqueta azul com letras berrando (amarelo? branco?) algo como "Elenita do BBB".

Quem?! Eu só ouvia falar em Dourado, Ana Mara, Cacau, Paparazzo, Boninho, mas não me recordava de nenhuma "Elenita", nem quem pegava quem. Encontrei algumas informações sobre a Lena - comecei a lembrar do nome na hora - e me surpreendi mais ainda. Descobri que ela tem mestrado e doutorado em Liguística Aplicada. Claro que qualquer um que acompanhou o BBB sabe disso.

Apesar dela dizer que sofreu preconceito na universidade depois de deixar a casa, não foi o que pensei na hora. De qualquer forma, o que me deixou espantado foi a tal etiqueta denunciando o "crime". Achei um absurdo alguém usar isso como estratégia de marketing e/ou comunicação. Acredito que, talvez, não tenha sido ideia dela e que traria mais credibilidade sendo apenas a Elenita Rodrigues. Afinal, o livro conta com citações de Clarice Lispector e é escrito por uma doutora. Para acabar com qualquer tabu de esteriótipo Ex-BBB, mais umas lidas em sites de notícia e blogs e descobri que ela recusou o convite para posar nua.

Também acho que se não fosse essa indignação causada em mim pela maldita etiqueta, eu não teria procurado nada sobre ela e não abordaria o tema por aqui. São dois gumes sim. Aliás, três!

1)Mais chances de alguém querer ler por ser uma ex-BBB
2)Menos chances de alguém querer ler por ser uma ex-BBB
3)Sem a etiqueta, seria Elenita Rodrigues, sendo ex-BBB ou não, doutora em Linguistica Aplicada pela UNB.


Sinceramente não é um tema de meu interesse, porém por tudo o que descobri sobre a autora, me aguçou a curiosidade em ler a contra capa.


------
[Atualizado]
Achei a foto do Michel segurando o livro da Elenita e tal etiqueta.


COMENTE

0 comentários: