quinta-feira, maio 27, 2010

O ideal é não idealizar

A cada edição do BBB, eu fico mais distante do que acontece na "casa mais famosa do Brasil blablabla". E vamos combinar que no nivel "10" em matéria de BBB, já posso dizer que sou alienado - o que não é grande defeito, né?.

"O Homem Ideal e Outras Conversas". Li isso na capa de um livro com a foto de uma bonita mulher de pefil. Claro, havia outros livros na estante da Saraiva, porém esse me chamou a atenção. Apesar de não estar na imagem ilustrativa do post, preso (ou impresso, não lembro) na capa havia uma enorme etiqueta azul com letras berrando (amarelo? branco?) algo como "Elenita do BBB".

Quem?! Eu só ouvia falar em Dourado, Ana Mara, Cacau, Paparazzo, Boninho, mas não me recordava de nenhuma "Elenita", nem quem pegava quem. Encontrei algumas informações sobre a Lena - comecei a lembrar do nome na hora - e me surpreendi mais ainda. Descobri que ela tem mestrado e doutorado em Liguística Aplicada. Claro que qualquer um que acompanhou o BBB sabe disso.

Apesar dela dizer que sofreu preconceito na universidade depois de deixar a casa, não foi o que pensei na hora. De qualquer forma, o que me deixou espantado foi a tal etiqueta denunciando o "crime". Achei um absurdo alguém usar isso como estratégia de marketing e/ou comunicação. Acredito que, talvez, não tenha sido ideia dela e que traria mais credibilidade sendo apenas a Elenita Rodrigues. Afinal, o livro conta com citações de Clarice Lispector e é escrito por uma doutora. Para acabar com qualquer tabu de esteriótipo Ex-BBB, mais umas lidas em sites de notícia e blogs e descobri que ela recusou o convite para posar nua.

Também acho que se não fosse essa indignação causada em mim pela maldita etiqueta, eu não teria procurado nada sobre ela e não abordaria o tema por aqui. São dois gumes sim. Aliás, três!

1)Mais chances de alguém querer ler por ser uma ex-BBB
2)Menos chances de alguém querer ler por ser uma ex-BBB
3)Sem a etiqueta, seria Elenita Rodrigues, sendo ex-BBB ou não, doutora em Linguistica Aplicada pela UNB.


Sinceramente não é um tema de meu interesse, porém por tudo o que descobri sobre a autora, me aguçou a curiosidade em ler a contra capa.


------
[Atualizado]
Achei a foto do Michel segurando o livro da Elenita e tal etiqueta.


Reativando os motores




Há tempos estou querendo voltar com o PróximoSlide à ativa e resolvi mexer no layout que estava (acredite) bem pior que este. Depois de muito coçar a cabeça, entender o código do template que eu tinha pego como base e fazer os devidos ajustes, resolvi que, por hora, assim está bom.

Durante o processo de reconstrução comecei a pesquisar assuntos relevantes. Juntei vários temas para expor e debater por aqui, defini algumas ideias para não me perder no meio de tanta informação ao mesmo tempo. Mas a "inspiração" de colocar toda essa bagagem em forma de texto me fugia junto ao tempo, devido a imprevistos e obrigações. Ok, confesso, faltou organização.

Não sou escritor, nem jornalista por ofício, apesar de estudar e atuar em Comunicação Social, não tenho pretensões em fazer leads ou usar técnicas elaboradas, apenas sinto um prazer muito grande em escrever, em dissertar. Meu primeiro blog tive aos 16 anos - é triste, pois acabei de me lembrar que já faz quase 10 anos - e rendeu muitas histórias. Me lembro de várias vezes que criei um post do tipo "de volta", sempre com um título diferente. Por muito tempo parei de escrever nele pois cancelei a assinatura da Globo.com, perdendo assim minha conta do Blogger.com.br.

Hoje, entre um trabalho e outro na empresa, fui parar, aleatoreamente no blog da Beatriz Morgado enquanto procurava inspirações de temas, layouts, etc. Eu me vi, sem querer, do lado de lá do monitor, escrevendo, pensando e me deparei com o perfil dela na barra lateral onde dizia: "Esse blog não fala de assuntos específicos! É uma mistura de tudo o que eu penso, de tudo o que eu vejo e de tudo que eu quero expressar.". Até aí, nenhuma novidade, muitos blogs são assim. Mas parecia que precisava ler isso para me dar conta do como eu sentia falta desse "ambiente", o qual sempre me senti muito confortável e prazeroso, a velha "blogosfera".

Não sei se esse é meu último retorno, afinal pretendo não parar mais. De qualquer forma, tudo o que falei, já havia meio que falado antes por aqui há 3 anos. Engraçado.

Agora é só tirar a ferrugem das engrenagens e começar. =)

quarta-feira, junho 17, 2009

Marcelo Mira - FNAC Campinas 17/06

Galera de Campinas, vim dar uma dica legal e gratuita de entretenimento e cultura.

Hoje tem Marcelo Mira na FNAC de CAMPINAS apresentando seu CD de lançamento Roda Gigante a partir das 19:00h.

O CD conta com a produção de Deeplick, responsável por vários sucessos populares como Seu Jorge, Vanessa da Mata, Jota Quest, Skank, Dani Carlos, entre outros, além do novo CD de Wanessa Camargo, no qual Marcelo Mira assinou 8 faixas.




AV. GUILHERME CAMPOS, 500 - SANTA GENEBRA - CAMPINAS - SP

"Marcelo Mira realiza pocket-show do CD Roda Gigante (EMI), neste trabalho ele exibe sua admiração pela poesia de Chico Buarque, além do Paralamas, Legião Urbana e The Police. Destaque para as músicas: Teu lugar, Minha voz, Peixe Azul/Dias Claros, entre outras."






A rádio 89 FM de Campinas receberá o músico ao vivo a partir das 15:00.


Clique aqui para assistir ao clip oficial da música de trabalho Passos Pela Rua.

Ou aqui para conhecer mais e ouvir mais músicas do CD Roda Gigante.

Conheça a Comunidade Oficial no Orkut.

Vale a pena conferir.

sábado, junho 13, 2009

CQC x Câmara dos Deputados

Só pelo título já dá para ter noção da palhaçada que virou o Governo no geral. Não que isto seja novidade, mas estão assinando embaixo onde diz: "Tenho consciência de que sou corrupto e que cairia muito mal dar declarações sobre o que faço com o dinheiro público do país."

Tal pensamento me veio em mente quando navegando pelos portais de notícia leio o seguinte título: "Deputado que "se lixa" pede para Câmara limitar acesso de integrantes do "CQC". Eu gosto de questionar as coisas e dessa vez a pergunta foi: "Com que moral um cara desse faz tal solicitação?" É, no mínimo, de dar uma boa gargalhada.

X


O Deputado Sérgio Moraes demonstrou total insatisfação ao ser perguntado por Danilo Gentilli "sobre a denúncia de que usou telefone público instalado na residência de seu falecido pai, no Rio Grande do Sul, para fazer ligações a um disque-sexo." Analisando psicologicamente o fato, posso compreender que bateu um certo sentimento de "vergonha" mascarado por um protesto à presença do CQC. Claro, afinal, ninguém gostaria de ter suas intimidades expostas publicamente. Cada um com seus problemas e suas fantasias. Indo por esse caminho, também achei um desrespeito enorme do entrevistador do CQC. Afinal de contas, se o telefone era público, qualquer um poderia usar para o quem bem entedesse, certo? Que maldade!

Concordo com o Deputado Sérgio Moraes quando diz que o CQC está desmoralizando a "casa". Aposto que todos acham um absurdo quando ouvem a maioria das respostas às perguntas de Danilo Genitilli e cia. A Câmara deveria continuar como antes, a galera que rouba, frauda e desvia na dela, sem intervenções jornalísticas de nenhuma espécie, o povão sem saber o que está acontecendo e todos na maior paz, eles roubando e eu e você sendo roubados. Muito menos estresse para ambos os lados.




É notória a deselegância de alguns Deputados entrevistados. Óbvio, onde está escrito que um conjuto de terno e gravata dignifica o homem? Realmente a Câmara dos Deputados é perfeita, elegante, respeitada, mas só quando não abrem a boca.

-> Folha Online: Deputado que "se lixa" pede para Câmara limitar acesso de integrantes do "CQC"

sexta-feira, junho 12, 2009

Zeebo - Uma nova concepção de videogame?



O novo console da TecToy recém lançado no Brasil pode ser o responsável por uma grande revolução no mundo dos games, principalmente quando o assunto esbarra na pirataria. De fato, o Zeebo (R$ 499,00) não é uma poderosa plataforma de jogos virtuais, passa longe da concorrência com Playstation (II ou III), Nintendo Wii e XBox 360, mas surge com uma solução para aqueles que querem comprar jogos, esbarram no altíssimo preço nas lojas e vão procurar em um camelô mais próximo por RS10,00 ou RS15,00 sem muitas garantias.

Utilizando uma rede 3G própria, em parceria com a Claro, o usuário compra online seus jogos utilizando créditos, assim como é feito com celulares pré-pagos. Os Z-Credits, que podem variar de 1.500, 2.000 ou 3.000 créditos em pontos por cada cartão, são utilizados de acordo com o valor em créditos de cada jogo.

Todos os jogos são armezenados no HD e não há a possiblidade de serem transferidos por outro tipo de mídia que não seja a própria rede 3G, impossiblitando assim a distrbuição ilegal.



Assim que eu fiquei sabendo do Zeebo, me veio em mente o N-Gage, aquele aparelho da Nokia que não deu muito certo por aqui. Um celular com seu foco voltado aos jogos virtuais (eu prefiro dizer que era um mini-game que também servia de celular). Ao procurar mais sobre o Zeebo, encontrei na Wikipedia a informação de que "os jogos disponiveis são versões mobile, desenvolvidos para rodar originalmente em aparelhos como N-Gage da Nokia ou telefones celulares compativeis."

Agora tudo faz sentido. Não haveria motivo para um console aquém das plataformas já conhecidas e adoradas entrar no mercado apenas para lançar uma nova maneira de aquisição de jogos. Não do jeito que foi lençado, com evento especial, cobertura por vários portais de tecnologia e jogos. Me parece ser uma estratégia de vender/valorizar a produção que não deu certo para o caso do N-Gage. A pergunta que faço é "Por que daria certo agora?" Com o mundo cada vez mais portátil, por que um console ligado a TV, com seus cabos e seus joysticks faria sucesso, tendo aí a sempre ameaçadora "família Playstation"?

Algumas das estratégias de mercado são que o Zeebo foi desenvolvido para países emergentes com grandes problemas de pirataria e para usuários que não tem acesso a jogos mais avançados, o que me parece contraditório ao valor de quase R$500,00 pelo console, lembrando que em mercados negros populares por quase o mesmo valor se consegue um game do momento e pagando-se o mesmo valor básico anunciado por cada jogo do Zeebo são achados diversos CDs piratas.




Fontes
Zeebo - Site oficial
Olhar Digital
Wikipedia

sábado, junho 06, 2009

25 anos de Tetris II

Claro!

Não poderia deixar de lembrar deste gênio! O nome da fera é Guillaume Reymond.

Eu assisti este vídeo ano passado e duas coisas me vieram em mente:

1)Que idéia genial!

2)Quanto tempo ocioso ele deve ter tido para fazer tal produção?

O cara simplesmente montou um Tetris Humano usando um salão (não sei direito que tipo de lugar, mas me faz lembrar uma igreja pela disposição dos lugares). As peças humanas aparecem, descem a tela, rotacionam, fazem barulhinhos de mini-game (quem não se lembra do Apollo ou BrickGame?), se encaixam e tudo mais como num joguinho de verdade.

Muitos já devem ter visto, não é nenhuma novidade na internet/Youtube, mas faço questão de postar em comemoração os 25 Anos de Tetris.



25 anos de Tetris

Em comemoração aos 25 Anos de Tetris, resolvi colocar um joguinho para o pessoal se distrair neste sábado frio aqui no Rio. (Inclusive, mais tarde, depois de alguns afazeres, virei aqui ver quantos pontos máximos eu consigo fazer e a gente monta um ranking, ok?)

São duas versões do joguinho mais famoso do mundo que eu achei no site Mania de Jogos.

A primeira é uam versão clássica na qual, pelo teclado, o jogador usa as setinhas para movimentar as peças, rotacionando com a setinha para cima.

(Espere alguns segundos para carregar)



Tetris



A segunda é uma versão mais "2.0" da coisa.
O jogador indica com o mouse onde que vai posicionar a sua peça, podendo alinhar na vertical ou na horizontal, rotacionando com a tecla de espaço.

(Espere alguns segundos para carregar)



Tetris


Ah! Aceito sugestões de outras versões de Tetris.

Vão jogando e postando quantos pontos fizeram que eu já venho para conferir.

Até!